5 de agosto de 2009

FASE CONCÊNTRICA E EXCÊNTRICA NA MUSCULAÇÃO

Ás vezes, ouvimos as pessoas falando sobre fases concêntricas e excêntricas e nos passa despercebido a importância delas na musculação. Na verdade, isto é de muita valia, pois é um fator responsável pelo crescimento muscular ou hipertrofia muscular.

A fase positiva ou concêntrica é aquela em que se observa o encurtamento muscular, com ganho de tensão. Ja a fase excêntrica (negativa) é aquela onde ocorre o ganho de tensão com o alongamento do músculo. A fase excêntrica é aquela em que fazemos força para "segurar" o peso.

Por exemplo na execução do agachamento, quando descemos é a excêntrica e quando subimos é a concêntrica. Na rosca direta quando descemos o peso é excêntrica e quando contraímos o músculo (subimos) é a concêntrica. Entenderam?

As fases não são baseadas se o movimento é descendo ou subindo, mas sim no alongamento ou encurtamento muscular. Basta imaginar que a excêntrica é sempre aquela em que fazemos força pra "segurar o peso".

Nós sabemos que o músculo cresce através de estímulos, fazendo com que haja microlesões nas miofibrilas (tecido muscular). A fase excêntrica é muito importante para que haja estas lesões e seus músculos cresçam. Então, no seu próximo treino lembre-se disso e controle a velocidade na fase excêntrica e verá que os resultados virão mais rápidos!

Na foto: Pauline Nordin

Fonte:http://www.hnssuplementos.com.br/2009/02/fase-concentrica-e-excentrica-na-musculacao http://maisumasarada.forumotion.com/duvidas-perguntas-f15/concentrica-x-excentrica-t132.htm

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